
22 de agosto de 2025
por Freitas
Regulamentação da NR 16 – Periculosidade aos Agentes das Autoridades de Trânsito
Durante nossa campanha de 2023 na SPTrans para diretor de representação (Claudio Bispo) e para o Conselho de Administração (Joedson Nunes), assumimos o compromisso de acompanhar de perto o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/17 no Senado Federal.
Este projeto visava assegurar um adicional de periculosidade de 30% sobre os salários dos Agentes das Autoridades de Trânsito em todo o Brasil, em reconhecimento aos riscos inerentes à profissão. Para tanto, estivemos em Brasília por três ocasiões, a fim de acompanhar a aprovação do PLC 180/17 no Senado, o qual culminou na Lei 14.684/23. Em virtude da alteração do artigo 193 da CLT, tornou-se imperativa a regulamentação da NR 16, a fim de que a atividade dos agentes de trânsito fosse devidamente reconhecida como perigosa.
Por meio de um esforço articulado, dialogamos com representantes dos profissionais de trânsito e transporte, realizamos reuniões com parlamentares e estabelecemos contato com a coordenação da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP).
Graças a essa colaboração, integramos o Grupo Tripartite responsável pela discussão do texto-base do Anexo VI da NR 16, até a sua aprovação final na CTPP.
Tivemos a grata satisfação de participar do ato, no dia 22 de agosto de 2025, da assinatura da regulamentação da NR 16 pelo Ministro Luiz Marinho, a qual foi publicada no Diário Oficial da União no dia 25/08, estabelecendo as diretrizes para o pagamento do referido adicional.























Expressamos nossa profunda gratidão a todos que contribuíram para essa importante conquista e, em especial, a todos os trabalhadores da SPTrans pelo apoio e confiança demonstrados ao longo desta jornada.
Nosso muito obrigado e a luta continua.
Claudio Bispo, Joedson Nunes e equipe.